Páginas

domingo, 9 de outubro de 2011

Celso Furtado (economias periférias)



Por Juliana Lanzarini

1- Pode-se dizer que o sucesso do Brasil até o início dos anos 80 levou ao seu fracasso. O fracasso da China até os anos 80 levou ao seu suesso a partir de então porque:

a) Em ambos os países o crescimento econômico se deu em razão do êxito da empresa agrícola
b) Embora os dois paises tenham mobilizado sua poupança interna a fim de suportar o financiamento de longo prazo, o Brasil teve menos sucesso
c) Os dois países, como todoas as economias periféricas, possuem estruturas e trajetórias sociais, econômicas e políticas muito dessemelhantes, o que dificulta a "integração competitiva"
d) A China, ao contrário do Brasil, constituiu um núcleo endógeno de inovação tecnológica
e) Ao contrário da China, o Brasil viveu, a partir do início dos anos 80, uma queda sensível das taxas médias de crescimento, quando as flutuações ficaram mais intensas e os surtos de expansão mais curtos.

Resposta certa: C. Uma característica das economias periférias, segundo Celso Furtado, é justamente a heterogeneidade social, ecocômica e política.

2- Existem várias condições que podem impedir que se atinja o crescimento auto-sustentado mesmo havendo um forte estímulo externo. São elas:

I- Má distribuição de renda.
II - Baixa tecnologia.
III - Baixa capacidade empresarial
IV - Importação deficiente de máquinas, equipamentos e matérias primas.


a) o item I tem, como explemplo, o ciclo do açucar, quando a renda ficava concentrada nas mãos dos grandes produtores
b) o item II tem, como exemplo, o ciclo da mineiração.
c) o item III tem, como exemplo, o ciclo do café
d) o item IV, tem, como exemplo, a industrialização (1900 a 1940)
e) todos os itens estão certos

Resposta certa: Letra E.
Má distribuição limita o efeito multiplicador, pois a renda gerada vai parar na mão de poucas pessoas logo gera-se pouca demanda no mercado interno. Não há estímulos para diversificação. Exemplo - ciclo do açúcar. Não basta um impulso externo e boa distribuição de renda.


Para se criar produção interna é preciso tecnologia e know-how. Oportunidades de consolidar o mercado interno podem não serem realizadas. Exemplo, ciclo da mineração.

Para o mercado interno crescer é preciso de indivíduos com capacidade empresarial. O mercado cresce a medida que entrepreneurs investirem, tomando riscos. Exemplo, gestação do café 1a metade do século XIX.

Para produzir internamente é preciso importar máquinas, equipamentos e matérias primas.
Problemas com a exportação do produto dinâmico do país pode dificultar essa importação.
Exemplo - industrialização 1900-1940

Nenhum comentário:

Postar um comentário